icon Notícias

Estudante que deu voz ao oceano é premiada

Colégio Sesi Boqueirão celebra a entrega do certificado à aluna vencedora da etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas.

thumbnail
icon
icon
icon

Estudante que deu voz ao oceano é premiada

Imagine ser o oceano e ter a chance de conversar com a humanidade. Foi assim, com criatividade, humor e um recado sério sobre a preservação ambiental, que Maria Eduarda de Almeida, estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Sesi da Indústria do Boqueirão, conquistou a etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pelos Correios e pela União Postal Universal (UPU).

A jovem recebeu um certificado e menção honrosa pela conquista, resultado de um processo que envolveu a dedicação de turmas inteiras e o incentivo da metodologia ativa do Sesi. “Esse concurso significou muito pra mim porque eu sempre gostei muito da escrita e com esse concurso, além de incentivar a minha escrita, eu pude fazer algo para as pessoas olharem mais pelo oceano, com um toque de humor”, conta Maria Eduarda.

Com apenas duas aulas voltadas para a atividade, a proposta mobilizou professores e alunos em torno de um desafio real. O resultado foi uma carta que fugiu do senso comum, repleta de metáforas criativas e críticas bem colocadas, chamando atenção para os impactos da poluição e do consumo desenfreado. Questionada sobre o que é ser maker, Maria Eduarda resume: “ser maker pra mim é aprender coisas novas e o Colégio Sesi incentiva muito o aluno a fazer diferente.”



 

Leia também: Voz do oceano

Para a coordenadora do Sesi Boqueirão, Suelen Brito Souza, o resultado da estudante reflete o DNA pedagógico da instituição. “Aqui no Sesi a criatividade dos alunos é instigada a todo momento, pois a nossa metodologia é embasada na cultura maker. Isso faz toda a diferença no ensino, porque o aluno se envolve, pratica o aprendizado mão na massa e encontra propósito no que faz. Não é à toa que temos tantos campeões, como a Maria Eduarda.”

Durante a entrega do certificado, Michele Dranka Javorski de Oliveira, Coordenadora Regional de Negócios dos Correios Paraná, destacou o orgulho em ver a jovem premiada. Para ela, conquistas como essa reforçam a importância da leitura e da escrita entre os estudantes. Segundo Michele, exemplos como o de Maria Eduarda incentivam outros jovens a acreditarem no poder da escrita como forma de transformar ideias em grandes mensagens.

Com leveza e espírito crítico, Maria Eduarda mostrou como a voz da juventude pode ecoar em grandes causas. Seu exemplo inspira colegas e reforça o propósito do Colégio Sesi: formar estudantes criativos, conscientes e preparados para transformar o futuro.

Sobre o concurso

O Concurso Internacional de Redação de Cartas tem como objetivo incentivar a escrita, a criatividade e a alfabetização por meio da arte epistolar, com estudantes de até 15 anos de diversos países. No Brasil, é desenvolvido pelos Correios em três fases: escolar, estadual e nacional, antes da etapa internacional, organizada pela UPU, em Berna, na Suíça.

Acesse nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:
 

icon

NOTÍCIAS