Talentos Jovens pela Indústria - Blog Educação

Talentos Jovens pela Indústria
Estudantes do Sesi vivenciam negociações internacionais e simulam a ONU no 5º Seminário de Negócios Internacionais

Talentos Jovens pela Indústria
No Sesi, aprender vai muito além da sala de aula. Uma prova disso é o projeto Talentos Jovens pela Indústria, que chegou à sua segunda edição integrando a programação do 5º Seminário de Negócios Internacionais, realizado na Fiep, em Curitiba. A iniciativa, promovida pelo Sesi com apoio da CIFAL Curitiba/UNITAR e da Cooperação Internacional da Fiep, reuniu 24 estudantes de 15 a 17 anos das unidades Dr. Celso Charuri e Campus da Indústria para uma experiência prática e internacionalizada.
Durante os dois primeiros dias do evento, os jovens atuaram como verdadeiros embaixadores, auxiliando cônsules e representantes internacionais no Hall das Nações, conduzindo entrevistas e oferecendo informações sobre os países presentes. Foi um mergulho na diplomacia, na negociação e no entendimento dos desafios globais, com foco especial em sustentabilidade e no papel da indústria para um futuro mais verde.
“Nesta edição, o desafio foi sobre mudanças climáticas. Nossos alunos entrevistaram representantes consulares, recolheram dados e apresentaram propostas de solução. Ter essa vivência no ensino médio, ainda mais para quem pensa em seguir carreira em Direito ou Relações Internacionais, é uma preparação única para o mundo universitário e, como professor, é só orgulho ver que esse trabalho ganhou força no evento”, conta Tiago Cantuario da Silveira, professor do Sesi Curitiba.
No terceiro dia, o desafio subiu de nível: os alunos participaram de uma simulação da ONU no formato MUN (Model United Nations), representando diferentes países e debatendo temas geopolíticos e ambientais. A dinâmica foi avaliada por uma banca especializada, que elegeu o Best Delegate: reconhecimento para quem se destacou em argumentação, postura diplomática e domínio de conteúdo.
“Participar desse ambiente real de indústria e negócios, conversando com cônsules e discutindo temas ambientais ligados à indústria, é um aprendizado fenomenal. É algo que na escola a gente não teria tanto acesso, e para mim, que penso em seguir na área de Relações Internacionais, essa vivência é muito enriquecedora”, descreve Caio Pomorski, aluno do Colégio Sesi da Indústria.
Essa vivência reforça o compromisso do Sesi com a formação de líderes éticos e preparados para o século XXI, desenvolvendo competências como pensamento crítico, cidadania global, oratória e tomada de decisão. É educação conectada ao mundo real, alinhada às demandas da indústria e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
E o destaque não ficou apenas no evento: o professor Tiago Cantuario e o estudante Caio, foram entrevistados pela Rádio Jovem Pan News Curitiba (107.1 FM), levando para o ar a experiência única de representar o Brasil e o Sesi em um ambiente simulado de negociações globais.
-
18/08/2025
Olimpíada Nacional de Robótica movimenta talentos do Sesi
Colégio Sesi sediou a etapa Sul da Olimpíada Nacional de Robótica e mostrou a força da educação inovadora
-
15/08/2025
Talentos Jovens pela Indústria
Estudantes do Sesi vivenciam negociações internacionais e simulam a ONU no 5º Seminário de Negócios Internacionais
-
08/08/2025
Sesi no pódio do JEPs
Estudante do Sesi conquista 3º lugar no ciclismo na fase final dos Jogos Escolares do Paraná 2025
-
07/08/2025
Diplomacia em ação
Palestra internacional conecta estudantes do Sesi ao debate sobre sustentabilidade e acordos globais
-
05/08/2025
Vem ser maker: Sesi abre matrículas para 2026
Com cultura maker e foco na indústria, a educação transformadora do Sesi terá novidades em Cascavel, Maringá e Ponta Grossa
-
31/07/2025
Sesi domina pódio na OBR
Estudantes da rede conquistam os primeiros lugares na Olimpíada de Robótica e avançam para a fase estadual
-
29/07/2025
Robótica e futuro
Construir robôs pode mostrar o caminho da sua carreira. Saiba como!
-
28/07/2025
Talentos do Sesi embarcam para representar Brasil na etapa Mundial do MOS
Estudantes representam o país em campeonato global de tecnologia e inovação nos Estados Unidos