icon Notícias

Trilhas do Futuro transforma a rotina escolar em Quatro Barras

Parceria entre a Prefeitura e o Sistema Fiep amplia jornada escolar e moderniza práticas pedagógicas dos alunos da Escola Municipal Ernesto Milani

thumbnail
icon
icon
icon

Projeto Trilhas do Futuro fortalece a formação integral de estudantes em Quatro Barras

Desde 2024, a experiência Trilhas do Futuro vem transformando a rotina da Escola Municipal Ernesto Milani, em Quatro Barras (PR). A iniciativa, que foi escolhida pelo MEC como uma das experiências inspiradoras de Educação em Tempo Integral no Brasil, é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Com atendimento a 150 estudantes dos Anos Iniciais, o projeto amplia espaços educativos, reforçando o compromisso do Sesi com uma formação integral, inovadora e conectada ao futuro.

“No início do projeto, os principais desafios identificados foram a organização da rotina dos alunos, o alinhamento das práticas pedagógicas entre escola e contraturno e a adaptação da equipe a um novo formato de trabalho. A proposta de educação integral contribuiu para reorganizar de forma mais coerente os tempos, espaços e objetivos pedagógicos, garantindo maior integração entre as equipes”, explica Evane Barbosa, coordenadora do projeto na regional e coordenadora da unidade Sesi de Pinhais.

Pensada para responder aos desafios da ampliação da jornada escolar e da modernização dos ambientes de aprendizagem, a proposta articula currículo interdisciplinar, múltiplas inteligências e fortalecimento da cidadania. A iniciativa também marca presença em uma região de alta vulnerabilidade social, criando oportunidades que valorizam talentos e impulsionam o protagonismo infantil.

Segundo Evane, os resultados são visíveis no dia a dia. “Observou-se um aumento expressivo no engajamento dos alunos, impulsionado pelas atividades práticas e lúdicas das oficinas. Houve maior participação, melhora na convivência, redução de conflitos e avanços nas habilidades socioemocionais e cognitivas.”
 


 

Principais atividades realizadas pelo Trilhas do Futuro:

  • Oficinas de contraturno
    Os estudantes participam de oficinas de Informática, Judô, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Robótica e Xadrez, vivenciando na prática aprendizagens criativas e colaborativas.

     
  • Festivais, mostras e torneios
    As equipes marcam presença em festivais, mostras semestrais para as famílias e competições como o Torneio Sesi de Robótica, além de eventos de Judô e Xadrez.

     
  • Metodologias ativas e tecnologias digitais
    As aulas combinam exposição dialogada, atividades em grupo e exploração lúdica de recursos digitais, promovendo uma aprendizagem significativa e conectada ao cotidiano.

     
  • Monitoramento contínuo
    Avaliações diagnósticas, pesquisas com famílias e professores e portfólios individuais garantem acompanhamento próximo das necessidades, avanços e conquistas de cada estudante.


O projeto já demonstra avanços expressivos: maior segurança e autonomia dos estudantes, desenvolvimento de competências cognitivas, artísticas e tecnológicas, além de conquistas em campeonatos de Judô, Xadrez, Robótica e produções textuais. A autoestima e o sentimento de pertencimento também têm se fortalecido, revelando uma escola que acolhe, inspira e oferece oportunidades reais de desenvolvimento pleno.

“As oficinas também estimularam a criatividade, o trabalho em equipe e o senso de responsabilidade, refletindo positivamente no comportamento e no desempenho escolar no período regular. Essa experiência reforça a concepção de Educação Integral ao ampliar tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem, promover a interdisciplinaridade, valorizar interesses e talentos dos estudantes e fortalecer o sentimento de pertencimento e desenvolvimento pleno”, conta Evane.

Com o Trilhas do Futuro, a Educação Integral reafirma o papel da escola como espaço de inovação e descobertas. No Sesi, aprender fazendo é o primeiro passo para transformar o mundo e cada estudante tem a chance de trilhar seu próprio caminho com mais confiança, dentro e fora da escola.

icon

NOTÍCIAS